Joias da Coroa Francesa

Joias da Coroa da França, expostas no Louvre com a coroa e o diadema da Imperatriz Eugenia à esquerda, o conjunto da Rainha Maria Amélia ao centro e a coroa de Luís XV à direita com o diadema da Duquesa de Angoulême.

As Joias da Coroa Francesa (francês: Joyaux de la Couronne de France) compreendem as coroas, esferas, cetros, diademas e joias que eram símbolos do poder real entre 752 e 1825.[1] Elas foram usadas por muitos reis e rainhas da França, bem como pelo imperador Napoleão. O conjunto foi finalmente desfeito, com a maioria vendida em 1885 pela Terceira República. As Joias da Coroa Francesa sobreviventes, principalmente um conjunto de coroas históricas, diademas e parures, estão expostas principalmente na Galerie d'Apollon do Louvre,[2][3] o principal museu da França e antigo palácio real, juntamente com o Regent Diamond, o Sancy Diamond e o Espinélio vermelho Côte-de-Bretagne de 105 quilates (21,0 g), esculpido na forma de um dragão. Além disso, algumas pedras preciosas e joias (incluindo a Esmeralda de Saint Louis, a safira Ruspoli e os alfinetes de diamante da rainha Maria Antonieta) estão em exibição no cofre do Tesouro da galeria de Mineralogia do Museu Nacional de História Natural.

O espinélio vermelho da Côte-de-Bretagne com o conjunto da Rainha Maria Amélia à esquerda, os braceletes e diadema da Duquesa de Angoulême ao centro e superior direito e, entre eles, o conjunto da Imperatriz Josefina.
  1. Publications (em inglês). [S.l.: s.n.] 1914 
  2. «Sun, Gold and Diamonds». Le Louvre (em inglês). Consultado em 23 de maio de 2023 
  3. Louvre, Musée du; Goetz, Adrien; Joannis, Claudette (2008). Jewels in the Louvre (em inglês). [S.l.]: Musée de Louvre Éditions 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy